A Gerconsult – Gerencial Consultoria é uma assessoria com atuação em gestão pública, que gerencia projetos e assessora órgãos governamentais na estruturação de planos para obtenção de recursos de organismos de fomento do Brasil e do exterior. Com equipes multidisciplinares, também elabora projetos estratégicos para a modernização da gestão, desenvolvimento de planos de ação e de reorganização administrativa em diversas áreas.
Criada em 1993, seus primeiros trabalhos visavam à captação de recursos financeiros do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Um dos primeiros projetos assessorados pela Gerconsult foi a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, próximo à fronteira do Brasil com a Bolívia. Utilizando a qualificação da equipe da Gerconsult, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul obteve o crédito para a construção, que acelerou o desenvolvimento da região, facilitando o trajeto em direção ao Paraguai e à Bolívia.
Os êxitos iniciais capacitaram a empresa a buscar novos desafios. Além das obras de infraestrutura, a empresa passou a assessorar projetos nas áreas de saneamento, educação, saúde e administração pública.
Atualmente, a Gerconsult atua em diferentes esferas governamentais – organismos federais, estaduais e municipais, além de empresas privadas – e em várias regiões do Brasil, tais como São Paulo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, entre outros.
Também iniciou o processo de atuação no mercado internacional, com a estruturação de operações de exportação de bens e serviços com financiamento de organismos de fomento ao desenvolvimento.
A qualificação da equipe de trabalho da Gerconsult
é um dos diferenciais da consultoria, assim como seu portfólio, que comprova a excelência dos serviços.
Seus consultores e parceiros são reconhecidos no mercado e especialistas em suas áreas.
Fundador
Ramon Arnús Filho é natural de São Paulo e acumula experiência em empresas estatais, internacionais e instituições governamentais. Em 1993, após deixar o cargo de Secretário Nacional da Habitação do Governo Federal, criou a Gerconsult – Gerencial Consultoria com o objetivo de utilizar o know-how acumulado em órgãos governamentais para prestar consultoria a organismos e empresas que buscam crédito para executar obras de desenvolvimento socioeconômico.
Como secretário Nacional da Habitação, entre 1990 e 1992, atuou na consolidação da Política Nacional de Habitação, na elaboração do Plano Plurianual 1991-1995 da pasta e na definição dos investimentos para a sua aplicação no período. Esteve à frente da negociação com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a captação de recursos para investimentos em projetos sociais do Governo Federal. Entre outras atividades, também gerenciou a elaboração do Programa de Desenvolvimento Social e Urbano (Prodesu), negociou com o Irã o memorando de entendimento para a construção de 100 mil unidades habitacionais por uma joint venture formada por empresas brasileiras e iranianas, coordenou junto com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) o projeto de lei que criou os Fundos de Investimentos Imobiliários e integrou a comissão interministerial para o aperfeiçoamento da lei 6.766, de controle do uso do solo.
Sua experiência se expande ainda ao setor privado nas áreas de planejamento, gerenciamento e marketing. Foi engenheiro coordenador do projeto Vibasa – Villares Indústrias de Base S.A. No campo industrial, foi chefe de departamento de controle de qualidade, supervisor de normas e especificações de engenharia industrial e gerente industrial.
Ramon Arnús é formado pela Faculdade de Engenharia Industrial da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), tem especialização em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica e em Administração pela Faculdade de Economia e Administração, ambas da Universidade de São Paulo (USP).